Os veículos possuem muitas peças e partículas e para quem não trabalha diretamente com o conserto, fica difícil conhecer todos os objetos.

É de extrema importância para os motoristas conhecer, ao menos, as principais peças do veículo, tanto para identificar o problema logo no início, tanto para evitar fraudes quando precisar comprar alguma peça.

Confira agora 7 peças do veículo que todo o motorista deve conhecer:

1 – PASTILHAS DE FREIO

São pastilhas que entram em atrito com os discos de freio, reduzindo a velocidade do carro. Geralmente, encontram-se apenas nas rodas dianteiras e sofrem desgastes por uso, precisando ser trocadas periodicamente. Se o freio não está firme, ou se faz um barulho agudo quando é acionado, é bom conferi-las.

2 – CILINDRO DE RODA TRASEIRA

O cilindro ativa as sapatas, responsáveis pela frenagem da roda traseira. Ambos fazem parte do sistema de freio de emergência — também chamado de freio de mão —, sofrendo menos desgastes que os freios dianteiros. Justamente pela alta durabilidade das sapatas, o cilindro é uma das primeiras peças avaliadas em caso de falhas nesse sistema.  

3 – FILTRO DE COMBUSTÍVEL

filtro de combustível impede que partículas indesejadas circulem junto com o combustível, o que pode comprometer o sistema de injeção e aumentar o consumo do motor, diminuindo sua potência. Deve ser verificado e trocado periodicamente, com prazos que variam de modelo para modelo.

4 – FILTRO DE ÓLEO

Já o filtro de óleo retira as impurezas advindas, em sua maior parte, da combustão do motor e da fricção de suas partes. Deve ser trocado de tempos em tempos, para continuar eficiente e não comprometer o funcionamento do motor.

5 – INTERRUPTOR DE PRESSÃO DO ÓLEO

A interrupção indica anomalias na pressão interna do óleo. Quando a luz do painel do carro não se apaga depois da ignição, deve-se procurar uma oficina mecânica — se o óleo estiver com pressão baixa, pode comprometer a lubrificação; se a pressão estiver alta, aumenta a chance de vazamento.

6 – TUBO DISTRIBUIDOR DO SISTEMA DE INJEÇÃO

Quando o carburador foi aposentado nas fábricas de automóveis, uma das peças que tomou seu lugar foi o tubo distribuidor, responsável por transmitir o combustível para todas as válvulas injetoras. Falhas de potência ou motor morrendo com frequência podem estar relacionadas ao sistema de injeção. 

7 – VELA DE IGNIÇÃO

vela produz a faísca que causa a explosão do motor, sendo uma peça fundamental na partida do automóvel e durante todo o seu funcionamento. Quando o carro demora a pegar, vale a pena conferir se a vela está comprometida.

OUTRAS PEÇAS IMPORTANTES

Algumas peças de carro não são fundamentais para o seu bom desempenho, mas têm sua importância para a segurança e saúde do usuário. Por isso, é importante conhecê-las e checar se estão em ótimo estado. São elas:

Cinto de segurança: sua utilização é obrigatória e é um grande aliado em caso de acidentes;

Air bag: item obrigatório nos veículos fabricados no Brasil a partir de 2014, também é responsável por reduzir as estatísticas de vítimas fatais nos acidentes de trânsito; 

Filtro de ar-condicionado: o aparelho de ar-condicionado é um item opcional, porém o filtro sujo pode torná-lo perigoso para o sistema respiratório dos usuários do veículo. A manutenção regular é altamente recomendável.

Como existem muitas peças a serem conhecidas, o mais importante é sempre manter-se atualizado com informações bem apuradas. Conhecer as peças do seu carro é tão importante quanto mantê-lo conservado. Afinal, sempre haverá um momento em que a substituição de algum componente será necessária.

 

Fonte: Tonini