Chegou o outono, as temperaturas baixas e a chuva podem trazer alguns problemas para o seu veículo. Para não ficar na mão e ter um contratempo desagradável, separamos algumas dicas para você preparar seu veículo para os períodos frios do ano.

Confira!

Revisão preventiva

O ideal é que você leve o seu carro para uma revisão preventiva e assim, verificar possíveis falhas antes mesmo de acontecer.

Bateria

O ideal é levar seu veículo até uma oficina para verificar o estado da bateria, se está carregada ou não, Além disso, se o seu veículo possui mais de dois anos e o utiliza todos os dias, é necessário realizar a troca da bateria. Isso porque as temperaturas baixas dificultam o processo de reação química que geram energia e no frio isso é mais difícil, é onde “as baterias arriam” e você fica na mão.

Sistema de iluminação

Nos períodos mais frios do ano, os dias escurecem mais rápido e também, ao amanhecer, é comum alguns dias terem neblinas, por isso, seu sistema de iluminação deve estar em perfeitas condições. O ideal é que você verifique cada luz do seu veículo antes de sair, caso note que alguma está mais apagada que o normal, é necessário realizar o conserto. Assim você evita acidentes e multas!

Palhetas do limpador de para-brisa

É necessário manter as palhetas sempre lubrificadas, pois o frio pode ressecar as borrachas. Você mesmo pode cuidar das palhetas, basta passar lubrificador de silicone sobe elas.

Ar-condicionado

Com as temperaturas baixas dificilmente você irá ligar o ar-condicionado, mas saiba que deve fazer isso, pelo menos duas a três vezes por semana. Isso porque no sistema do ar, há alguns componentes que não podem ficar parado por muito tempo e devem estar em funcionamento constante.

Verifique os pneus

É necessário estar sempre atento à aparência dos pneus, se está careca ou com rachaduras, por exemplo. Caso note alguma irregularidade, é necessário realizar a troca. O motivo é muito simples, o asfalto molhado por causa das chuvas ou orvalhos pode dificultar o controle do volante, ainda mais se os pneus estiverem danificados.

Os veículos também precisam de cuidados especiais na mudança de temperatura. Você já levou o seu veículo para o check-up este ano?

Se ainda não, vá até uma unidade RodCerto, são quatro unidades em Ribeirão Preto.