O cuidado e revisão dos pneus do seu carro são essenciais para desfrutar de uma boa condução, segura e com a aderência correta.

Confira três dicas para você preservar os pneus do seu carro e evitar o desgaste prematuro!

Equilíbrio dos pneus

É necessário sempre verificar o estado do seu carro e verificar também o equilíbrio dos seus pneus em uma oficina especializada em manutenção. Se as rodas tiverem um peso desigual, o seu desgaste pode levar a sérios problemas de segurança e a condução poderá tornar-se muito desconfortável.

Profundidade dos sulcos

É importante verificar, pelo menos uma vez por mês a aparência dos pneus e controlar possíveis aparecimentos de deformações e a profundidade dos sulcos. Para esta verificação, deverá olhar para os indicadores de desgaste, que são pequenas projeções localizadas nos canais do piso. Quando esses indicadores têm contato com o asfalto, é hora de trocar de pneus.

Outra dica simples e que você mesmo pode fazer em casa é colocar uma moeda num sulco do pneu. A faixa dourada da moeda deve ficar coberta pelo pneu, o que significa que o mesmo ainda se encontra com a profundidade desejada ou, pelo menos, apta para conduzir em segurança. Se o rebordo dourado da moeda ficar à vista, então está na altura de substituir o pneu.

Pressão dos pneus

O bom estado dos pneus e a pressão de enchimento correta são fatores fortemente relacionados. Não manter a pressão adequada pode causar deformação do pneu, bem como o seu desgaste prematuro.

Por esta razão, devemos controlar todos os meses a pressão dos pneus do carro, incluindo a do pneu sobressalente. A pressão correta é indicada pelo fabricante no livro de instruções do carro e pode variar de acordo com a marca; mas os carros ligeiros de passageiros geralmente têm uma pressão recomendada entre 28 e 30 psi.

Quer saber se o seu pneu ainda está em boas condições?

Leve seu veículo a uma unidade RodCerto, são quatro em Ribeirão Preto.

Acesso o site e veja a mais próxima de você.