O óleo é um elemento essencial para o funcionamento de cada uma das peças do motor, pois mantêm lubrificadas e refrigeradas durante o funcionamento do veículo.

Trocar regularmente o óleo do motor de seu veículo é importante para evitar o desgaste prematuro, além de evitar o consumo maior de combustível e aumenta a vida útil de seu veículo.

Sem o óleo, as partes móveis do motor não suportariam o atrito nem as altas temperaturas atingidas durante o processo de combustão. Portanto, o óleo começa a circular pelo motor no momento em que liga o carro para evitar a deterioração do mesmo.

 Mudança de óleo

O ideal é verificar o nível de óleo regularmente, saber a sua quantidade e também aparência evita contratempos desagradáveis. É também essencial mudá-lo uma vez ao ano, a cada 10 mil km rodados, ou verificar o manual do fabricante o prazo para a troca.

Além disso, é ideal trocar o filtro ao trocar o óleo.

Fique atento aos prazos para a troca do óleo e garanta a economia de combustível, além de evitar o desgaste prematuro do motor, possibilitando então a sua maior durabilidade e também a do veículo. 

Qual o melhor óleo para meu veículo?

Como foi mencionado anteriormente, o óleo é um dos componentes essenciais para o bom funcionamento do motor, portanto é necessário escolher o óleo ideal, para não comprometer o funcionamento do veículo.

Existem inúmeras marcas e fabricantes no mercado, o ideal é utilizar o recomendado pela a montadora.

Qual o melhor tipo de óleo

Existem duas classes principais de óleos para automóveis: monogrados e multigrados. 

 Óleos monogrados

Os monogrados têm uma viscosidade única e trazem as suas indicações expressas com a sigla SAE, correspondente à Society of Automotive Engineers.

 Óleos multigrados

Os óleos multigrados podem ser de três tipos: 

  • Mineral
  • Sintético
  • Semissintético (mistura dos dois para obter um óleo intermediário)

Os óleos minerais possuem uma base refinada do petróleo e os sintéticos possuem um tratamento especial com aditivos que ajudam a cuidar melhor do motor. Portanto, na maioria dos casos, é melhor usar um óleo sintético que respeite as recomendações do fabricante.

Este tipo de óleos tem um impacto positivo em muitos aspectos do veículo, melhorando o arranque a frio, cuidando do filtro e das peças do motor por mais tempo.

 Encontre a viscosidade do óleo ideal

O óleo deve manter uma viscosidade suficiente quando o motor estiver quente e, ao mesmo tempo, deve manter a fluidez quando o motor estiver frio.

Desta forma, o óleo adere mais facilmente às superfícies metálicas das diferentes partes do motor, protegendo-as eficazmente do desgaste em diferentes regimes de temperatura.

 ÓLEO 10W40 

Todos os óleos têm a indicação sobre sua viscosidade, por exemplo 10W40. O primeiro número refere-se à medição da viscosidade a frio (a 18 graus negativos) e o segundo a quente (a 100 graus). 

 

Esclareceu suas dúvidas sobre a troca de óleo?

Se precisar de um lugar de confiança para realizar a troca do filtro e do óleo, vá até a unidade RodCerto mais próxima de você.