Um dos momentos estressantes é quando você precisa sair com o seu veículo e ele não pega, correto? Em muitos casos, o automóvel dá sinais de que algo não está certo como as próprias luzes no painel do veículo, a vermelha e amarela, que indicam que há algo errado e muitos motoristas ignoram o alerta.

Outro ponto que denomina-se como negligencia é a falta de revisão e manutenções preventivas, o que como o próprio nome diz pode prevenir futuros problemas. Mas, falando dos possíveis problemas, sim, pode ser alguma falha no motor.

Veja os principais motivos:

Em primeiro lugar é preciso saber que o motor só funciona com 3 principais elementos: ar, combustível e centelha. Se algum deles falhar ou faltar, é certeza que o seu veículo não irá sair do lugar.

Ar: Neste caso, só não entra o ar se o filtro estiver entupido, ou se o seu veículo está imerso a um alagamento ou se até mesmo se o escapamento estiver entupido. Estes são os problemas mais fáceis de resolver quando o motor apresenta falhas.

Combustível: Neste tópico temos 4 elementos que podem prejudicar o funcionamento do motor:

  1. Bomba de combustível pode não estar funcionando adequadamente ou estar com baixa pressão, um dos motivos que não permite o funcionamento do motor.
  2. Perda da programação do motor flex – isso ocorre quando você abastece seu veículo com outro combustível e logo estaciona o carro, sem permitir o tempo o suficiente para a injeção se adaptar.
  3. Combustível adulterado – este também é um dos principais motivos relacionados a combustão que pode prejudicar o funcionamento do motor. Isso porque os elementos como o óleo e o solvente que sobram no final do tanque não queimam o suficiente.

 

Centelha – A centelha é um arco voltaico, gerado por uma corrente elétrica produzida pelo alternador e armazenada na bateria. Este é um item que se deve ter muito cuidado e não recomendamos quem não conhece e não possui experiência a verificar, pois pode provocar problemas muito maiores, como um curto-circuito e até mesmo colocar fogo no veículo.

Se o seu carro já apresenta alguns sinais de irregularidades não hesite em levá-lo em uma oficina, ou você poderá ficar na mão quando menos esperar, o que é uma das situações mais desagradáveis e irritantes.

Outra dica importante para manter o seu veículo em boas condições é o hábito de fazer revisões preventivas pelo menos em cada seis meses ou no período estipulado pelo fabricante do seu carro.

Um carro seguro pode evitar acidentes no trânsito e salvar vidas.

Precisa de uma oficina de confiança? Venha para a RodCerto