Que os pneus ideais para o veículo são essenciais para uma boa condução todo mundo sabe, mas e na hora de trocá-lo, você sabe como escolher o pneu certo?

Se você não sabe ou tem dúvidas, continue a leitura!

Muitos componentes dos veículos são de extrema importância para manter uma boa direção e com os pneus não é diferente, escolher os errados podem afetar a suspensão do carro e consequentemente, comprometer a dirigibilidade e a sua segurança.

Por isso, o ideal é utilizar o pneu adequado no seu veículo, ou seja, os recomendados no manual do fabricante. Portanto, a nossa dica número 1 é conferir no manual do seu veículo qual o pneu ideal.

Conheça o seu carro!

Conhecer o seu veículo é essencial para saber qual o tipo do pneu e qual finalidade o usará.

Em cada pneu há um código na lateral, com letras e números que indicam o seu propósito e limite. A maioria dos modelos de mercado possuem um código com inicial “P”, que são recomendados para os carros de passeio, veja os modelos:

  • LT: para caminhões leves, pick-ups e SUVs maiores;
  • C: para caminhões e vans de grande porte;
  • ST: para reboques e motor-homes;
  • T: pneus usados como estepes.

Qual o pneu ideal para meu carro?

Como existem vários modelos e tamanhos de veículos, com os pneus não é diferente, também existem várias marcas, modelos e tamanhos, além de cada tipo de pneu ter uma finalidade. Por isso, para facilitar o seu entendimento, basta olhar na lateral do pneu e lá contém as informações necessárias para quando você precisar adquirir pneus novos.  

Confira os exemplos abaixo:

175/70 R14 86V

175: Largura da secção do pneu em milímetros

70: Altura do pneu em porcentagem

R: Pneu com construção radial, de um lado a outro

14: Diâmetro do aro

86: Índice de carga

V: Índice de velocidade

Portanto, basta ter essas informações em mãos e você conseguirá identificar qual o pneu ideal para o seu veículo.

É importante ressaltar que os pneus errados podem afetar a suspensão e comprometer a dirigibilidade, ou seja, afeta diretamente a sua segurança. Portanto, mesmo que para deixar o seu veículo mais bonito o ideal é não comprometer a sua segurança.

Preze por durabilidade

Não adianta comprar um pneu aparentemente bom se ele não durar, não é?! Por isso, preste bastante atenção a essa regra: os modelos com a borracha mais macia, em sua composição, costumam durar menos. Além disso, pneus da categoria Highway Terrain (HT) e também os da categoria de passeio duram bem mais do que os Mud Terrain (MT) junto com os de alto desempenho.

Quer adquirir o pneu de qualidade e ideal para o sue veículo? Conheça a loja online da RodCerto, lá você encontra tudo o que precisa para o seu carro.