Há mitos e dicas que ouvimos durante toda a vida, mas nem todos são verdadeiros. Por isso, resolvemos esclarecer alguns mitos e dizer o que é verdade sobre os automóveis.

Confira 5 Mitos vs Verdades e descubra se alguma vez você foi enganado!

Confira!

Mito ou verdade?

1 – Não preciso fazer a revisão no veículo se rodar poucos km por ano?

Mito! O ideal é fazer a revisão em seu veículo pelo menos uma vez por ano, o recomendado é a cada seis meses ou de acordo com o manual do veículo.

O motivo é simples: ainda que não faça um uso intensivo do seu carro, alguns componentes vão apresentar desgaste, por exemplo: o óleo, que deve ser mudado (no máximo) a cada 2 anos.

Mito ou verdade?

2 – Os pneus novos devem ser colocados no eixo traseiro?

Verdade! Se não for trocar os 4 pneus do veículo, deve-se colocar os novos atrás e os pneus velhos traseiros – que estejam em bom estado, na parte dianteira.

Dica extra: Os pneus dianteiros têm mais desgastes, por isso, o recomendando é inverter as posições a cada 10.00 km rodados.

Mito ou verdade?

3 – Usar medidas de pneus diferentes das recomendadas não altera o comportamento do carro?

Mito! Altera sim o comportamento do veículo, pois ele foi projetado e desenvolvido em conjunto com a montadora para funcionar com pneus de determinada estrutura, diâmetro e largura. A alteração da medida dos pneus podem ocasionar inclusive problemas de segurança, como aquaplanagem, espaço de frenagem e dirigibilidade.

Saiba como escolher o pneu ideal para seu carro.

Mito ou verdade?

3 – O selo do seguro e o selo da inspeção devem estar colados no para-brisas?

Mito e verdade! O selo do seguro deve estar à mostra no para-brisa. Já o selo da inspeção não possui esta regra. Porém, até 2012 era obrigatório o selo da inspeção estar visível, por isto o mito.

Mito ou verdade?

4- Devo andar sempre com a CNH e documento do carro no veículo?

Verdade! A falta deles podem ser motivos de punição e multa. Mas, além destes documentos, é necessário ter em mãos o certificado do veículo e a ficha de inspeção obrigatória, estes itens podem facilitar muito a sua vida em casos de acidentes.

O que achou deste artigo? Você já ouviu algum destes mitos?

Conte para nós e se precisar de uma mega revisão, conheça a RodCerto!