Quem ai nunca viu algum vídeo de amigos dirigindo que atire a primeira pedra! Mesmo sendo algo ilegal, os vídeos na direção se tornaram hábitos comuns. Você sabe o perigo que isso pode causar no trânsito?

Que é proibido usar o celular no trânsito todo mundo sabe, o problema é que muitos insistem em usá-lo, desacreditando da punição ou até mesmo ignorando o perigo que esta prática pode  causar.  

Um hábito bastante comum são os famosos vídeos nos stories enquanto dirige, seja para mostrar o trajeto, ou um lugar bonito ou até mesmo para mostrar que está viajando.

Pessoas que fazem isso não sabem que apenas um segundo de distração é o suficiente para causar um acidente, colocar a sua vida em risco e a das demais pessoas na via e no veículo.

Se você gosta de tirar fotos e gravar vídeos a todo o momento, o recomendando neste caso é que você leve alguém na viagem e esta pessoa faça o trabalho.

Lembrando também que parar nas vias pode gerar multas.

Neste caso, quais são as infrações?

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), o ato de filmar ou tirar fotos enquanto dirige se encaixa em uso de aparelho celular e essas multas são separadas em dois níveis de gravidade: gravíssima e leve. Entenda as diferenças a seguir!

Gravíssima

A primeira está relacionada ao ato de dirigir somente com uma das mãos para mexer/manusear o celular, seja para tirar selfie, mandar mensagem, navegar nas redes sociais, etc. Essa infração é gravíssima e o motorista recebe sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de pagar multa de R$ 293,47.

Ainda de acordo com o CTB, parar o veículo na pista de rolamento das estradas, das rodovias, das vias de trânsito rápido e das demais vias dotadas de acostamento é infração grave e pode gerar              multa.

Média

Já a segunda refere-se ao ato de falar ao celular enquanto dirige. Nesse caso, a infração é média, com penalidade de multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH.

É proibido

A legislação federal proíbe o manuseio mesmo durante breves paradas (semáforo, por exemplo).

Quando é liberado?

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) permite o uso do dispositivo apenas quando o veículo estiver estacionado, com o motor desligado. Está liberado também se o telefone for usado na função GPS, desde que esteja fixado no para-brisa ou no painel dianteiro, em suporte adequado.

Só a filmagem gera multa?

Vários artistas, como a atriz e apresentadora Angélica, a atriz Débora Nascimento, o cantor Luan Santana, o ator Rodrigo Hilbert, entre outros famosos, levaram uma “bronca” do Detran por gravar vídeos enquanto dirigiam.

O Departamento de Trânsito explica que essas são ações pontuais e têm como objetivo chamar a atenção dos motoristas. Enviar mensagem com o vídeo gravado ao Detran não gera multa a pessoa. A multa é aplicada apenas quando um agente de trânsito flagrar a infração.

Dentre as infrações, estão aquelas pessoas que gravam vídeos e postam nas redes sociais enquanto dirigem. Desrespeitar as leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além de pesar no bolso, pode ocasionar acidentes graves e até fatais.

Estar conectado e registrar as paisagens e os melhores momentos de uma viagem é legal, mas fazer isso enquanto dirige, além de pode levar multa e ter que arcar com despesas, pode causar acidentes fatais.

Respeite as leis trânsito, respeite a vida!

Vai pegar a estrada? Passe na RodCerto!